quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sinopse dos principais Gêneros Textuais


Pessoal, leiam as características de cada gênero textual com bastante atenção, pois lembrem-se que inicialmente, na prova de redação do PSS 3, serão avaliados os conhecimentos que vocês têm a respeito dos diversos gêneros discursivos. Ou seja, se não adequarem o texto de vocês à estrutura exigida na prova, vocês terão sua nota reduzida consideravelmente.
                   
 Anúncio Publicitário: A finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquirí-lo.
Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é importante saber o público-alvo, fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.
Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:
título,  corpo do texto  (nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados), identificação do produto ou marca (funciona como uma “assinatura” do anunciante). Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!

Carta do leitor: através dessa variedade textual, o leitor expressa opinião sobre textos publicados em jornal ou revista, com intenção persuasiva. A sua estrutura assemelha-se à da carta argumentativa: local e data, vocativo, corpo do texto, expressão cordial de despedida e assinatura. Nos vestibulares, geralmente são pedidos pseudônimos.

Carta argumentativa: gênero textual de intenção persuasiva, em que se apresenta uma reclamação, uma solicitação, ou ambas, a uma autoridade ou pessoa responsável. A linguagem deve ser culta e formal, empregando-se verbos no presente do indicativo e pronomes de tratamento adequados.

Conto: é um texto limitado ou essencial, apresentando os elementos básicos de uma narrativa: tempo e lugar (limitados), fatos e personagens (em número reduzido). O enredo apresenta normalmente a seguinte estrutura: apresentação, complicação, clímax e desfecho. O narrador pode ser observador ou personagem, empregando sempre a linguagem culta.

Depoimento (ou relato): é um texto que narra fatos vividos por uma pessoa. Há, portanto, uma intenção pedagógica, a de ensinar algo aos leitores. Esse formato textual apresenta os elementos básicos da narrativa: sequência de fatos, pessoas, tempo e espaço. O narrador é sempre o protagonista. Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa.      

Notícia: é um gênero textual cujo objetivo é informar ao leitor fatos atuais, com simplicidade, concisão e precisão. A linguagem desse texto é formal, clara e objetiva. Para tanto, utilize frases curtas. Não se esqueça de, no primeiro parágrafo, apresentar o lead (ou lide): “O quê?, Quando?, Onde?, Como? e Por quê?”. Em vestibulares, a manchete (ou título principal) só será utilizada se for solicitada na proposta.

Resenha crítica: informa sobre o lançamento de um objeto cultural – disco, livro, show, peça teatral, exposição, etc. – e avalia seus aspectos positivos e negativos. Tem intencionalidade persuasiva, que estimula o público a “consumir” ou não o objeto em questão. Os verbos ficam predominantemente no presente do indicativo, numa linguagem culta e formal.

Resumo: é a apresentação concisa dos pontos mais importantes de outro texto. O texto resumido deve estar escrito em 3ª pessoa do singular e nunca deve apresentar o seu comentário pessoal.

Artigo de opinião: é um texto opinativo, de cunho argumentativo. Trata-se de um gênero em que a opinião de um autor sobre um assunto de relevância é defendida através de recursos argumentativos: comparações, exemplificações, depoimentos, dados estatísticos, etc. Tal qual a dissertação, ele também se compõe de um título, um parágrafo introdutório o qual se caracteriza como sendo a introdução, ao explanar de forma geral sobre o assunto do qual discutirá.
Posteriormente, segue o desenvolvimento arraigado na desenvoltura dos argumentos apresentados, sempre tendo em mente que esses deverão ser pautados em bases sólidas, com vistas a conferir maior credibilidade por parte do leitor. E por fim, segue a conclusão do artigo, na qual ocorrerá o fechamento das ideias anteriormente discutidas.

Um comentário: