quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Exercício das Orações Coordenadas

Período Composto por Coordenação

Divida e classifique as orações coordenadas abaixo:

  1. Será uma vida nova, começará hoje, não haverá nada para trás.
  2. A Grécia seduzia-o, mas Roma dominava-o.
  3. Não é chuva, nem é gente,
Nem é vento com certeza.
  1. Todas as casas sertanejas são humildes, quer sejam de palha só ou de palha e taipa como a dos pobres, quer sejam de taipa e telha como a dos abastados.
  2. Ouço música, logo ainda não me enterraram.
  3. Estava frio, mas ela não o sentia.
  4. Um pouquinho só lhe bastava no momento, pois estava com fome.
  5. Ele não exigira dos filhos devoção à lavoura, porém nenhum deixara de seguir a fatalidade pela terra.
  6. Não pacteia com a ordem; é, pois, um rebelde.
  7. O menino olhava, mas não falava, nem lamuriava.
  8. Tentei detê-los por mais tempo; eles porém tinham pressa, ou estavam desconfiados.
  9. Leonor voltou-se e desfaleceu.
  10. Dorme cá, pois quero mostrar-lhe as minhas fazendas.
  11. Ora lia, ora fingia ler para impressionar aos demais passageiros.
  12. Não havia muitas casas, porém sobravam grandes, extensos terrenos baldios.
  13. Conheci, pois, Ari Ferreira, quando comecei a trabalhar em Clínica Médica, portanto em 1924.
  14. Vamos comer, Açucena, que estou morrendo de fome.
  15. Ele não me agradece, nem eu lhe dou tempo.
  16. O Antunes das duas uma: ou não compreendia bem ou não ouvia nada do que lhe dizia o seu companheiro.
  17. Embarco amanhã, e venho dizer-lhe adeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário