sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Gênero Textual: Resenha Crítica

PRODUÇÃO TEXTUAL

RESENHA CRÍTICA

Resenhas críticas são textos que geralmente resumem e avaliam o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo. Geralmente combinam duas finalidades: informar e persuadir. É um gênero muito comum nos meios impressos de comunicação, como jornais e revistas. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião que serve como guia para o público: a partir da leitura de resenhas, ele poderá escolher o que gostaria de ver, ouvir ou ler.
Geralmente, os escritores de resenha são profissionais ligados ao cinema, à televisão, à música ou à literatura. Muitos jornalistas também se dedicam à elaboração de resenhas.
As resenhas críticas podem apresentar ou não o nome do autor, porém não podem deixar de ser mencionados o nome da obra e, de preferência, seu escritor ou produtor.
Normalmente, os resenhistas resumem o filme e ao mesmo tempo comentam as cenas e a qualidade da obra. Na conclusão da resenha, costuma haver a reafirmação da posição do autor sobre a obra resenhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário