quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Exemplo do Gênero Textual: Artigo de Opinião


Bom dia Pessoal!
Segue um exemplo de um artigo de opinião sobre um dos temas da moda: "bullying".

O fenômeno do bullying

Pouco conhecido de muitos, a expressão bullying se refere a atitudes agressivas, físicas e psicológicas, intencionais e repetitivas adotadas por uma pessoa ou grupo contra outra, causando sofrimento, dor e angústia. Tal forma de violência se caracteriza pela situação desvantajosa entre agressor e vítima, dificultando a sua capacidade defensiva das agressões.

Os campos de incidência desse tipo de agressão abrangem especificamente crianças e adolescentes, em contexto escolar. Tais medidas violentas incidem em comportamentos diretos, físicos e verbais, como roubar, extorquir dinheiro, ameaçar, agredir fisicamente e psicologicamente, comentários racistas etc.

Contudo, independentemente da forma manifestada, o bullying é um importante aspecto da violência social e escolar, cujo crescimento desperta atenção e necessidade de combate incisivo pelas autoridades escolares e policiais.

Muitas vezes, as pessoas pensam que brincadeiras são comuns tendo em vista a idade do agente, mas, na verdade, são demasiadamente graves para continuar supondo serem simples formas de divertimento infantil. As consequências psicológicas podem criar um indivíduo no futuro totalmente problemático, podendo vir a causar danos à sociedade que vive. Temos o exemplo de jovens que invadem escolas cometendo crimes de verdadeira chacina humana, conforme fato ocorrido nos Estados Unidos no ano passado.

E ainda há de se atentar para uma nova forma de violência por meio do cyberbullying, que se concretiza pela utilização de tecnologias de comunicação. Essa nova problemática e mais recente forma de intimidação é comum nas redes de relacionamento por meio de mensagens injuriosas que se espalham rapidamente ao conhecimento de todos.

Portanto, são necessárias campanhas de prevenção a essa problemática que ocorre diariamente e, principalmente, em nossas escolas. Ressalta-se que esse fenômeno é somente a “ponta do iceberg’’, e que não podemos fechar os olhos como fazemos a várias outras questões problemáticas sociais.



(1) Estudante de Direito da Ulbra
              (2) Advogada e professora da Ulbra
WEDNER COSTODIO LIMA(1) E SILVIA LOPES DA LUZ(2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário