MINHA TIA
Caruru de Santa Bárbara. Antigamente a gente fazia isso e era de graça. Hoje, com a vida do jeito que está, a gente tem mesmo é que cobrar.
GALEGO (Atravessa a praça com um prato de sanduíches na mão e vai a Zé-do-Burro) Pero vo no cobro nada. (Oferece) Oferta da casa.
ZÉ
Pra mim?
GALEGO
Si, para usted. Cachorro-quente. Después trarê um cafezito.
ZÉ
Não, obrigado.
GALEGO
Pode aceitar sin constrangimento. E podemos até hacer um negócio. Se usted promete no arredar pé de cá, yo me comprometo a fornecer comida e bebida gratuitamente para los dos.
ZÉ
Não, não tenho fome.
GALEGO
(Muito preocupado) Pero, asi usted no poderá resistir!
ZÉ
Não importa.
GALEGO
(Oferece a Rosa) A senhora não quer?...
ROSA
Não estou com vontade.
GALEGO
(Encolhe os ombros, conformado) Bien... (Volta à venda)
SECRETA
(Para o Galego) Uma meladinha. Galego serve a cachaça com mel.
(Notando a apreensão de Rosa) Que há?
ROSA
Ele não é nosso amigo.
ZÉ
E que tem isso?
ROSA
Ouvi dizer que é da polícia.
ZÉ
Não sou nenhum criminoso, não fiz mal a ninguém.
GOMES, Alfredo Dias. O pagador de promessas. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. p. 83-85.
O fragmento, no contexto da obra, permite considerar correta a alternativa:
(A) Zé-do-Burro, envolvido totalmente com o objetivo de cumprir a promessa, mantém-se alheio ao comportamento transgressor de Rosa.
(B) Rosa resiste ao assédio de Bonitão motivada pelo desejo de persuadir Zé-do-Burro da urgência de voltar para a roça.
(C) Minha Tia, ao cobrar pelo caruru de Santa Bárbara, evidencia a sua descrença nos valores religiosos do candomblé.
(D) Rosa revela consciência do risco que representa a persistência de Zé de contrapor-se à autoridade constituída.
(E) Galego, num gesto desinteressado, mostra o quanto está solidário com Zé-do-Burro.
2. Em O pagador de promessas, Dias Gomes
(A) propõe um ataque à Igreja católica, o que evidencia o caráter subversivo da obra.
(B) instiga a polícia, causadora de tragédias populares no Brasil.
(C) investe contra a ignorância do povo, fato que conduz Zé à morte.
(D) ilustra a voluptuosidade das mulheres do interior ao demonstrar os interesses de Rosa em Bonitão.
(E) demonstra, de modo hiperbólico, a relação brasileira com a fé.
3. A linguagem de O pagador de promessas, Dias Gomes, é ..., à medida em que ..., numa abordagem legitimamente ...
(A) coloquial – apresenta variedades linguísticas – oral
(B) estilizada – linguagem inventiva – formal
(C) padrão – respeita a norma culta – formal
(D) despojada – respeita as diferenças regionais – estilizada
(E) beletrista – investe em tratamento artístico – moderna
4. Quanto a O pagador de promessas, Dias Gomes, considere as seguintes afirmações:
I. A Igreja é vista como burocrática e incapaz de compreender o modo de vida dos fiéis.
II. A imprensa é ilustrada como instituição oportunista, embora se revele o desejo claro de fidelidade documental.
III. A violência final que se instaura demonstra a incapacidade das autoridades de entender o fenômeno que ali ocorria.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III
(D) Apenas III.
(E) I, II e III.
5. O pagador de promessas, Dias Gomes, pode ser entendido como
(A) uma tragédia rural brasileira à medida que as questões agrárias ficam em segundo plano.
(B) uma tragédia popular brasileira, salientada pelas más-intenções das autoridades policiais.
(C) uma trama de caráter burlesco, cujo final, absurdo, ilustra a ignorância popular.
(D) um retrato da fratura social brasileira, num conflito que demonstra a incompreensão de diferentes partes.
(E) um rito de passagem de Zé para a verdadeira religião, simbolizado por sua imagem na cruz.
6. Quanto ao personagem Zé do Burro, de O pagador de promessas, de Dias Gomes, considere as seguintes afirmações:
I. O motivo de sua promessa é a vida e a saúde de um burro, Nicolau, ferido numa tempestade.
II. O sincretismo religioso de Zé fica evidente pelo fato de ele ter feito promessa a Santa Bárbara diante de uma imagem de Insã.
III. A fé de Zé é elevada ao primeiro plano, tanto que o caso de sua mulher com Bonitão seria resolvido depois que pagasse sua promessa.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III
(D) Apenas III.
(E) I, II e III.
7. Quanto à personagem Rosa, O pagador de promessas, Dias Gomes, considere as seguintes afirmações:
I. Rosa compartilha da mesma fé do marido – prova disso é a espontaneidade como o acompanha na promessa.
II. A cidade aparece como algo estranho na vida de Rosa, a começar pela discussão que observa entre Bonitão e Marli.
III. O envolvimento de Rosa e Bonitão ilustra bem o caráter de corrupção da cidade em relação ao modo de vida simples de Rosa e a ingenuidade de Zé.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas II e III
(D) Apenas III.
(E) I, II e III.
8. Considere a tabela abaixo, relacionando os papéis de determinados segmentos da sociedade, com o mecanismo de O pagador de promessas, Dias Gomes.
1. imprensa – estabelece o papel de deturpação dos reais motivos de Zé, transformando fé até mesmo em motivos políticos.
2. religiosos – preocupados com a ordem social, os religiosos apenas protegem a imagem dogmática da Igreja.
3. Galego – dono de bar, o estrangeiro tem com única preocupação auxiliar Zé do Burro a cumprir sua promessa.
4. polícia – sem compreender a situação, a polícia, chamada por Bonitão, não só não controla a situação como é responsável pelo erro trágico do desfecho da peça.
Quais relações estão corretas?
(A) Apenas 1.
(B) 1 e 2.
(C) 2 e 3.
(D) 1 e 4
(E) 1, 3 e 4.
9. A ironia é fator importante na peça O pagador de promessas, de Dias Gomes. Considere as seguintes afirmações sobre o uso desse recurso no texto:
I. A ironia pode ser vista no fato de Zé carregar uma cruz, trabalho braçal duro, por um burro.
II. Elemento de ironia curioso é o fato de a fé se Zé do Burro “vencer” até mesmo a divindade, sobretudo quando ele mesmo diz que Santa Bárbara o abandonou.
III. Irônico também é o diálogo entre Zé e Bonitão, uma vez que Zé entrega com confiança a mulher ao gigolô.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas II e III
(D) Apenas III.
(E) I, II e III.
10. Na peça O pagador de promessas, Dias Gomes
I. expõe um drama em que um homem de vida rural, depois de ter repartido as terras, carrega uma cruz até Salvador.
II. aborda a burocracia da Igreja, que só admite da entrada da cruz depois que Zé renegar sua fé em Insã.
III. demonstra a rivalidade religiosa dos populares que, devotos do candomblé, desejam invadir a igreja.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas II e III
(D) Apenas III.
(E) I, II e III.
GABARITO: 1-D / 2-E / 3-A / 4-C / 5-D / 6-E / 7-C / 8-D / 9-E / 10-A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário